Macapá, 19 de janeiro de 2021

Mercado Central de Macapá é um mercado público da cidade de Macapá, inaugurado em 1953, foi considerado o reduto de compras das famílias amapaenses nos anos 1950. Atualmente, o local ainda preserva alguns serviços como as vendas de hortifrúti e consertos de sapatos, juntamente com lanchonetes, peixarias e açougues.

A inauguração foi no dia 13 de setembro de 1953, uma data emblemática, já que neste dia se comemorava o aniversário da criação do Território Federal do Amapá. O cartão postal encontra-se erguido em um local de importância histórica da cidade, bem em frente à Fortaleza de São José de Macapá.

O governador Janary Nunes e o prefeito Claudomiro de Moraes inauguraram o Mercado Central com a proposta de ser um espaço para a comercialização dos produtos da roça que eram desembarcados no Trapiche Eliezer Levy. Na época, o trapiche era o principal local de desembarque em Macapá. Famílias japonesas vieram para a capital amapaense trabalhar no mercado, junto com os macapaenses.

REFORMA

Mercado Central, foi reinaugurado no dia 16 de janeiro de 2020. A nova estrutura conta com 63 boxes, três vezes mais que antigamente, elevador para acessibilidade, novos banheiros, calçamento e jardim com chafariz.

A estrutura colonial do mercado foi mantida, mas ajustes foram feitos para comportar clientes, empreendedores e turistas. Um mezanino construído se tornou ambiente para comportar mais comerciantes e ser opção de passeio no ponto turístico por um ângulo diferente. O funcionamento será de domingo a domingo, das 6h às 20h.


FONTE: Wikipédia & G1 Amapá


Fotografia: Nascimento