O Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável (MSDS) é um órgão pertencente ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). Como estrutura física, o Museu já existe há muitos anos: Museu Comercial/Industrial (1965), Museu Joaquim Caetano da Silva (1970), Museu de História Natural Ângelo Moreira da Costa Lima (1974), Museu de Plantas Medicinais Waldemiro de Oliveira Gomes (1988) e Museu do Desenvolvimento Sustentável (1997).
O Museu Comercial/Industrial, criado com o objetivo de “divulgar as riquezas do solo do Amapá, as espécies de fauna e flora do território, as amostras de minérios e madeiras do território aos visitantes, pessoas de outras cidades e estudantes da rede pública”, foi coordenado pelo pioneiro da pesquisa sobre a natureza amapaense, Waldemiro de Oliveira Gomes (químico paraense especializado em histologia vegetal e alcalóide) e teve como sede um prédio em frente à atual Prefeitura Municipal de Macapá, na Av. FAB e posteriormente foi transferido para o espaço térreo do Hotel Macapá. O acervo do Museu foi primeiramente constituído por produtos oriundos da pesquisa do professor Waldemiro com estanho e, depois de fibras, sementes e plantas medicinais, todas originárias da região norte, principalmente do Amapá. Segundo anotações pessoais do professor Waldemiro Gomes, desde o início que o museu já enfrentava carência de pessoal e de ordem orçamentária, sendo o próprio Waldemiro quem fazia as atividades do museu, desde a montagem de painéis até a elaboração de projetos.
Em 26 de maio de 1970, através do Decreto nº 022/70-GAB assinado pelo Governador do Território do Amapá, General Ivanhoé Gonçalves Martins, o Museu Comercial/Industrial foi extinto sendo criado em sua substituição o Museu Histórico e Científico do Amapá Joaquim Caetano da Silva (MHCJCS) com o mesmo objetivo e com o mesmo diretor, Waldemiro Gomes, entretanto com um diferencial a de se preservar também o patrimônio histórico e cultural do Estado. O MHCJCS funcionou em vários lugares: Hotel Macapá (1977), Olaria Territorial (1978), Av. Feliciano Coelho nº 1509 no mesmo prédio do Museu de História Natural Ângelo Moreira da Costa Lima (1980), Intendência de Macapá (1988) e Fortaleza de São José de Macapá (1997). 





VEJA MAIS FOTOS